segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Só pra começar

Bom galera, antes de tudo vamos nos apresentar, somos As Pepitas de Ouro, alunas do colégio BJ e criamos esse blog por causa de um trabalho que nosso professor Albino passou. E aqui vamos falar tudo e um pouco mais sobre a Guerra dos Emboabas. Pra começo de conversa, quem eram os emboabas? E por que isso se tornou uma guerra?
Antes de responder essas perguntinhas básicas, que tal uma retrospectiva? Isso aconteceu lá por entre de 1700 até 1709, os portugueses já tinham chegado aqui e tudo. No Brasil todo estava havendo descobertas, era de ouro, de madeira, de açúcar... Tudo sendo extraído pra ser levado pra Europa. Porém, focalizando na extração do ouro, vamos até Minas Gerais e lá encontramos os vicentinos (que são bandeirantes paulistas), estes foram os que ‘descobriram’ as jazidas de ouro. Só que do outro lado tínhamos outro grupo, formado por portugueses e imigrantes de outras áreas brasileiras, principalmente da Bahia, liderados por Manuel Nunes Viana.
E a pergunta que não quer calar, mas por que o nome ‘emboabas’? Foi uma expressão criada pelos vicentinos para apelidar os estrangeiros invasores-de-jazidas. Na língua tupi essa expressão era utilizada pelos índios para fazer menção às aves que tinham suas pernas cobertas por penas até os pés, daí imaginamos logo que os emboabas usavam algum tipo de vestimenta que cobria as pernas deixando parecido com aves, na verdade eram as botas que eram usadas para proteger as pernas da vegetação.
Toda essa confusão aconteceu porque o rei tinha dito que as jazidas eram dos vicentinos, porém os emboabas queriam ter direito a essa exploração também... Imagine só o caos que eles enfrentavam naquela época...
Bom, amanhã continuaremos com mais coisinhas sobre os emboabas e os vicentinos, e sem esquecer de saber como foi que acabou essa história.

4 comentários:

  1. Usar uma roupa que deixa as pernas parecendo com pernas de aves deve ser realmente lindo kkkkk.

    ResponderExcluir
  2. Porque os emboabas queriam ter o direito das jazidas? se eles tavam invandido eles não deveriam ter que exigir tanto.

    ResponderExcluir
  3. gostei da histórinha aee... meu prof não ensinou isso ainda D: incompetente que só ( apanha mil dele) ta linds amor, e com certeza devia ser uma coisa "petacular" née ahsuhuahshuahushahs

    ResponderExcluir