quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O rei mantinha uma safadeza oculta...

Ah gente, ontem não deu pra postar... Então hoje o post é DUPLO! Vocês lembram que o rei tinha dito que o direito da exploração era dos vicentinos? Pois era tudo marmelada, propaganda enganosa, na verdade o rei estava disponibilizando o acesso e a extração aos portugueses e forasteiros (emboabas). Essa é uma parte da petição dos vicentinos ao rei:
“Senhor temos notícias de que os moradores da cidade do Rio de Janeiro pedem...das terras das Minas dos Cataguazes...sem serem conquistadores nem descobridores das ditas minas, porque é notório que V.Majestade que os moradores da Vila de São Paulo e das vilas anexas foram conquistadores e descobridores das ditas minas, à custa de suas vindas e gasto de sua fazenda sem dispêndio da fazenda real.
Por este título,pedimos a V.Majestade seja servido mandar passar uma ordem pra que as ditas terras ...sejam dadas aos paulistas...o que fazemos por requerimento...do povo de São Paulo...”
(Petição de 7 de abril de 1700)
Se ligou de como os paulistas estavam? Imagine só você descobriu o ouro e vai todo feliz extrair, de repente chegam intrusos e começam a extrair também... Isso deixaria qualquer um irritado, e ainda por cima se tratando de ouro. E pra variar, como o governo era corrupto igual ao de hoje, o rei negou a petição. Com o passar do tempo chegamos em 1707, e é aí que finalmente (ou infelizmente, vai do seu espírito militar) começou a Guerra dos Emboabas propriamente dita. Sob a liderança de Manuel Nunes Viana (que por sinal era muito novo, enriquecera com o contrabando de gado para a zona mineira e se achava o cara), os emboabas organizaram diversas expedições em que buscavam enfraquecer a grande massa de paulistas nas regiões mineradoras, já os paulistas eram chefiados por Manuel Borba Gato (era Juíz Ordinário e ainda tinha muitos sítios em Sarabá). Dentro desta rivalidade ocorreram muitas situações que abalavam consideravelmente as relações entre os dois grupos. Os emboabas limitaram os paulistas na região do Rio das Mortes e o seu líder foi proclamado “governador”, ou seja, imagine um ‘almofadinha’ como o Nunes Viana como governador, o cara já se achava antes imagine agora.
Bom, esse seria o post do dia 05/10, mas como já foi dito antes, não deu para postar. Se liguem que a história ainda não terminou, como será que Nunes Viana reagiu sendo governador? Aguarde o próximo post, que vai sair quentinho do forno.

2 comentários:

  1. Então quer dizer que toda essa corrupção não vem de hoje não.Isso acontece a um bom tempo.

    ResponderExcluir