quarta-feira, 6 de outubro de 2010

1,2,3 vicentinos... 300 vicentinos...

Eita, paramos numa parte quente né? Como será que ficou a situação dos paulistas? E a dos emboabas? Em 1709, os emboabas iniciaram um levante com um ataque surpresa ao arraial do Sabará sob o comando de Manuel Nunes Viana (foi nesse exato momento em que ele vira ‘governador’), ou seja, a situação dos paulistas piorou e muito, porque cerca de 300 paulistas contra-atacam, mas acabam se rendendo. Agora uma coisa importante: esse levante foi considerado uma afronta direta à Coroa, já que a região estava sob a jurisdição do governador do Rio de Janeiro, D. Fernando Martins Mascarenhas de Lencastre, já que a escolha dos governantes era por conta do rei.
O que isso tudo quer dizer? Bom nada mais do que, os vicentinos estavam sendo ‘expulsos’ pelos emboabas das jazidas recém-descobertas. Só que com esse levante provocado pelos forasteiros, a Coroa portuguesa se sente ofendida por ter “perdido” o poder temporariamente diante ascensão de Nunes Viana, que de repente virou governador.
Curtiram mais esse pedacinho da história? Não se esqueçam que amanhã tem mais um post. Como será que a história acaba? Eu sei que não somos novela, mas só acompanhando pra saber...

Um comentário:

  1. Eu ainda não estou estudando a Guerra do Emboabas mas quando estiver vou passar por aqui hehe

    ResponderExcluir